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Túnel de Congelamento Helicoidal Compacto

Túneis de Congelamento

O equipamento é composto basicamente de uma estrutura em aço inox eletrosoldada e montada com fixadores. O equipamento possui uma esteira helicoidal plástica ou inox comandada por motoredutor e controlada por painel operador touch screen. Possui ainda sistema de refrigeração por gás freon, produzindo uma temperatura interna de -35 C. O sistema de refrigeração é composto por casa de máquina (compressores), isolamento térmico em PU e evaporadores, condensadores e ventiladores, juntamente com toda a tubulação de distribuição dos gases e a parte elétrica/eletrônica.

O processo de congelamento pode ser entendimento basicamente como a passagem forçada de ar através do produto que percorre a esteira. O produto então é submetido a uma temperatura negativa por determinado tempo produzida e empurrada/forçada pelos evaporadores e ventiladores através do mesmo promovendo o congelamento.

CAPACIDADE:

A capacidade do equipamento pode variar de acordo com o produto a ser congelado, sua densidade, massa e volume, porém pode-se tomar como base uma produção entre 150 a 500kg/hora.

DIMENSÕES:

Conforme esclarecido acima, as dimensões do equipamento depende diretamente das informações de capacidade desejada, tamanho do produto, sua massa, denside e volume, mas pode-se tomar como base os seguintes valores:
- Largura útil da esteira: 378 mm
- Diâmetro da helicoide: 1966 mm.
- Diâmetro do tambor: 1.210 mm
- Número de níveis: 13
- Altura dos níveis: 140 mm
- Tempo de congelamento: 10 a 60 min.
- Temperatura de entrada: + 10 °C
- Temperatura de saída: - 18 °C
- Temperatura de evaporação: - 35 °C
- Temperatura do ar: - 30 °C
- Dimensões externas: 2400 x 5300 x 2500 mm
- Esteira transportadora em acetal
- Tipo de gás: Freon
- Isolamento térmico: PU

TEMPO DE CONGELAMENTO

O tempo de congelamento também é uma variável que depende muito do tipo de produto a ser congelado. Este tempo pode variar entre 15 e 60 minutos.

ESTRUTURA

Fabricada em aço inoxidável e constituído de:

BASE

Base suspensa (chassi) em perfis “U” e isolada termicamente com PUR de 200 mm de espessura;

ESTRUTURA CENTRAL

A estrutura central é formada por um tambor cilíndrico em aço inoxidável, perfis de deslizamento de polietileno de alta densidade. Estrutura em forma de helicóide para deslizamento da esteira transportadora em aço inox AISI 304, com perfis de deslizamento em polietileno de alta densidade.

ESTEIRA TRANSPORTADORA

Esteira transportadora em acetal com largura de 378 mm;

UNIDADE DE REFRIGERAÇÃO – Módulo Compacto

Unidade de Refrigeração Rack, com condensação a ar, montada em estrutura reforçada de aço, proteção com pintura eletrostática a pó. As unidades são equipadas com compressores semi-herméticos, montados com acumuladores de sucção, tanque de liquido, separador de óleo, proteções que asseguram o bom funcionamento e segurança dos compressores. O sistema também é montadas com válvulas shut-off, que permitem facilidades, economia nas manutenções preventivas, visores de liquido, pressostatos, manômetros que permitem analisar e regular o desempenho das Unidades Racks de Refrigeração, filtros secadores com núcleo descartável, que permite manter o sistema limpo, evitando desta forma problemas de sujidade, garantindo alto desempenho de operação.

COMPRESSOR

- Tipo ..................................... Semi-hermético
- Marca .................................. Bitzer
- Quantidade ......................... 02
- Regime de Operação ........... -35/+45°C
- Potência Total ..................... 75,0 kW
- Gás Refrigerante ................. R404a – Ecológico
- Alimentação Elétrica .......... 380V / 3F / 60 Hz

As Unidade Racks acima descritos,são equipados com os seguintes acessórios:
- Painel elétrico de comando, segurança e controle do compressor;
- Separador de óleo vertical com filtro no retorno;
- Filtro de sucção com elemento removível para limpeza;
- Visor de óleo no compressor;
- Pressostato de alta / baixa pressão e pressostato de óleo;
- Serpentina condensadora com tubos de cobre e aletas de alumínio;
- Motores e ventiladores tipo axial para arrefecimento;
- Base metálica para o conjunto tipo Skids de aço tratado e pintado;

EVAPORADOR

Evaporadores do tipo forçador de ar, construído com baterias de tubos de cobre e aletas de alumínio, testado hidrostaticamente, bacia de recolhimento de água do degelo construída em alumínio, isolada externamente com borracha elastomérica. As unidades são equipadas conforme descrição abaixo:
- Sistema de degelo a gás quente;
- Ventiladores axiais de alta vazão de ar;
- Estrutura e Carenagens de chapa de aço pintada;
- Quantidade: 02 peças

TUBULAÇÕES

- Estação de válvulas, filtros secadores e visor de líquido;
- Jogo de tubulações de cobre e conexões para todo sistema frigorífico;
- Isolamento térmico das tubulações, limpeza e evacuação.

ISOLAMENTO TÉRMICO

PAREDE, TETO E PISO:
Painéis Modulados do tipo sanduíche – 2 faces, com núcleo isolante de Espuma Rígida de Poliuretano Injetado (PUR), com Retardante à chama conforme NBR-11948, Isento de CFC, densidade global de 35 kg/m3, Classe R1 e com coeficiente de condutividade térmica de 0,019 kcal/m.h.°C. O revestimento em uma das faces com chapa de aço galvanizado (0,5 mm), pré-pintadas com 5 micra primer epoxy + 20 micra poliéster na cor branca (RAL-9003), outra face com chapa de aço galvanizado (0,5 mm), com perfilamento tipo trapezoidal, protegida com filme de polietileno, em módulos de largura padrão de 1.150 mm. O sistema de junção longitudinal é do tipo macho-fêmea, com travamento por pressão das canaletas de encaixe metálico, após montagem o sistema de junção é selado com elastômero apropriado interna e externamente.

REVESTIMENTO REFORÇADO NO PISO:
Sobre o painel modulado do piso, será aplicado uma chapa de alumínio xadrez de alta resistência, espessura 2,7 mm, para reforço do piso.

PORTA FRIGORÍFICA GIRATÓRIA (PIVOTANTE):
Porta Frigorífica do tipo Giratória, uma folha com núcleo isolante de Espuma Rígida de Poliuretano Injetado (PUR), com Retardante à chama conforme NBR-7358, Isento de CFC, densidade global de 38 kg/m3, Classe R1 e com coeficiente de condutividade térmica de 0,019 kcal/m.h.°C.
O revestimento da folha em ambas as faces com chapa de aço galvanizado (0,5 mm), pré-pintadas com 5 micra primer epoxy + 20 micra poliéster na cor branca (RAL-9003), protegida com filme de polietileno. Os batentes (marcos) da porta em espuma de poliuretano rígido de alta densidade, revestidos com chapa de aço galvanizada, pré-pintadas de características idênticas as utilizadas no revestimento da folha.
Os batentes da porta com aquecimento para câmaras de congelados.

MONTAGEM

Os painéis serão unidos entre si pelo sistema macho-fêmea, rejuntados com mastick especial. A estrutura da câmara será feita através de cantoneiras de chapa de aço galvanizada, pré-pintada com tinta poliéster branca e cantoneiras de PVC, fixadas aos painéis através de rebites.

QUADRO DE COMANDO E FORÇA

Um painel elétrico, previsto em 380 V, para força e comando para acionamento, proteção dos motores elétricos, controle e gerenciamento do túnel.
O controle e gerenciamento do sistema de refrigeração é feito por CMP (controlador micro-processado),com software dedicado para todo o sistema, responsável pelo controle e acionamento do sistema de refrigeração, controle de temperatura e degelo do túnel. Modo de operação manual ou automático.
O controle e acionamento da esteira do túnel é feito por um CLP WEG que é responsável pelo controle do tempo de permanência do produto dentro do túnel, acessado através de uma IHM situada na parte frontal do painel. Os circuitos serão independentes, com inversores de freqüência, contactor magnético, fusível e proteção, relé térmico, botão de comando e lâmpada de sinalização para cada circuito. O painel será confeccionado em chapa nº 14 MSG e será pintado depois de pronto. Os botões de comando e as lâmpadas de sinalização instalados na porta serão do tipo Blindex. Um termômetro tipo PT100 para indicar a temperatura do ar de circulação do túnel.

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