Com os acontecimentos de 2020, a segurança alimentar e os novos hábitos de consumo ficaram mais evidentes. E devido a crescente demanda desse mercado, Antônio Ponce, líder de proteínas da Sealed Air para América Latina, criou uma lista com pontos importantes que podem ajudar a operação de frigoríficos e a impulsionar o desenvolvimento dessa indústria:

1. Tecnologia de Embalagem: diante de fatores como a conveniência, sustentabilidade e segurança alimentar, é fundamental investir em novas tecnologias de embalagens, considerando todo o ciclo de vida do produto e os formatos de venda física e digital. Ponce explica que a tecnologia a vácuo faz diferença, pois permite reduzir os aditivos para preservação do alimento, preservando a qualidade e a vida útil da carne. Além de reduzir o desperdício (com porções reduzidas), ainda melhora o armazenamento, transporte e refrigeração.

2. Automação e Robôs: a expectativa de retomada da economia e o aumento da demanda trazem projeções de 20% de crescimento da produção desse setor, aumentando a pressão sobre a capacidade produtiva dos frigoríficos no país. Nesse contexto, discute-se a ampliação do nível de automação das operações, substituindo-se parte da mão de obra por robôs. Ponce acredita nessa expectativa e afirma que a automação vai garantir o aumento da produtividade com segurança, além de reduzir os riscos de contaminação cruzada e colaborar com o desafio de mão de obra da categoria.

3. Rastreabilidade e Transparência: os consumidores querem saber de onde veio o seu produto, por isso a tecnologia de rastreabilidade de embalagens é uma tendência que veio pra ficar e vai ao encontro da necessidade de transparência, presente nos novos hábitos de consumo.

4. Sofisticação no varejo: o processo de sofisticação da indústria é crescente, com melhores propriedades genéticas da carne, cortes nobres e ampliação da categoria premium. Ao mesmo tempo, no varejo, pode-se ver estruturas melhores para venda da carne em supermercados e o crescimento das boutiques de carnes.

Fonte: Agrolink

Conte com a Brusinox para melhorar o processo de produção! Conheça nossa linha para a industrialização da carne.

Recommended Posts