Skip to content

GIROFREEZER

TÚNEL DE CONGELAMENTO HELIOCOIDAL

Conheça o Girofreezer

O Túnel Helicoidal Brusinox é projetado para o congelamento ou resfriamento de produtos individuais, sem a necessidade de bandejas, congelando mais em menor espaço de tempo, com capacidades de 500 a 10.000 kg/h.

O congelamento pelo sistema I.Q.F. (Individual Quick Freezing – Congelamento Individual Rápido) reduz as perdas por desidratação dos produtos tais como: hambúrguer, pescado (camarões, peixes, crustáceos, moluscos, etc.…), cortes de frango/suíno, pães, massas, salgados, polpa de fruta, polenta, batata, carnes, vegetais, etc.

O tempo de retenção de cada produto é controlado pelo painel elétrico, variando a velocidade da esteira (que pode ser de aço inoxidável ou plástica modular) de acordo com o tipo de produto.

TÚNEL DE CONGELAMENTO HELIOCOIDAL

O Processo

Os produtos a serem congelados/resfriados, são dispostos sobre a esteira manualmente ou diretamente pela máquina formadora (caso de hambúrgueres e nuggets), ou alimentador especial Brusinox.

Os produtos são transportados no interior do túnel com o tempo requerido pelo produto.

O tempo de retenção dos produtos varia conforme o tipo e o tamanho do produto, controlado por um painel elétrico com gabinete em chapa de aço inoxidável.

A esteira totalmente inoxidável garante excelente higienização no processo, pois possui sistema de lavagem contínua.

A ventilação é horizontal, mantendo a homogeneização do ar em todo o produto.

O produto ao sair do túnel está pronto para ser embalado e armazenado em câmara de estocagem de congelados ou resfriados.

Girofreezer
Girofreezer
TÚNEL DE CONGELAMENTO HELIOCOIDAL

Entrada e saída de produtos

A posição das esteiras de entrada e saída de produtos varia de acordo com a necessidade do cliente. Abaixo algumas posições possíveis para as esteiras de entrada e saída de produtos.

TÚNEL DE CONGELAMENTO HELIOCOIDAL

Aplicação

Girofreezer

Hamburger

O túnel pode ser alimentado diretamente pela máquina formadora de hambúrguer ou através de uma esteira especial, evitando a deformação do produto, o que garante qualidade em todo o processo de congelamento.

Girofreezer

Camarão/Filé de Peixe

Podendo ser equipado com esteira de diferentes tipos de malha, o túnel permite o congelamento individual de camarões e filés de peixes (podendo ser glaciado na saída do túnel) garantindo a qualidade do produto.

Girofreezer

Cortes de Frango

Utilizado para o congelamento de cortes individuais de frango com glaciamento do produto na saída do túnel, proporcionando uma excelente qualidade e baixa desidratação do produto.

Girofreezer

Polpa de Frutas

Congelando polpa de frutas conseguimos uma melhor qualidade devido ao baixo tempo de congelamento podendo a empacotadora ser acoplada diretamente na saída do túnel de congelamento.

Girofreezer

Polenta e Batata

A polenta palito e a batata palito também são produtos que podem ser congelados neste equipamento. A rapidez do congelamento preserva a qualidade do produto podendo ser empacotado rapidamente na sequência.

Girofreezer

Pães

Para congelamento e resfriamento de pães, pão de queijo, panetone obtendo um processo contínuo e padronizado.

Girofreezer

Salgados

No congelamento de salgados onde obtêm-se uma baixa desidratação e um rápido congelamento.

Girofreezer

Carnes

Podemos congelar cubos de carne, tiras de carne, iscas, bifes, carne moída IQF ou em tubetes nesse equipamento, onde o rápido congelamento proporciona uma excelente qualidade e baixa desidratação do produto.

Girofreezer

Massas

O congelamento de pizzas e lasanhas conseguimos diminuir o tempo de congelamento, aliado ao processo contínuo da linha de produção.

Girofreezer

Vegetais

Congelando vegetais conseguimos uma melhor qualidade devido ao baixo tempo de congelamento e baixa desidratação do produto.

TÚNEL DE CONGELAMENTO HELIOCOIDAL

Modelos

Tração via tambor: Sistema por escorregamento composto de esteira transportadora onde um tambor central traciona a esteira. Pode ser com uma ou duas entradas e também a alimentação pode ser realizada por baixo com saída por cima ou com entrada por cima e saída por baixo.

Tração lateral: Neste modelo podemos trabalhar com formato redondo ou oval dependendo do layout do cliente, devido a sua forma de tração que se dá por meio de tracionamento lateral em cada nível de esteira. Com esse modelo é possível fazer a entrada e saída por cima, por baixo ou da forma de entrada e saída do modelo de tração via tambor.

Sistema DDS Intralox: Este sistema utiliza o tambor como uma grande engrenagem para tracionar a esteira onde promete entregar baixa tensão na esteira devido aos diversos pontos de tração.