No último domingo (22), o Programa Globo Rural (Rede Globo) trouxe à tona um assunto muito importante, o aumento nos investimentos para a exportação de Tilápia. Segundo os dados apresentados no programa, a Tilápia é o peixe de cativeiro mais produzido no Brasil. Por isso, os investimentos para criação e exportação da espécie vem aumentando a cada ano.

De todos os peixes de cultivo, a Tilápia aparece em primeiro lugar no aumento de produção com 12,5%, superando o desempenho geral da piscicultura, que é de 5,93%. Em 2020 a espécie se consolidou de vez, ficando com a maior fatia do mercado de peixes (60,5% de participação contra 39,5% de outras espécies).

São mais de 486.155 toneladas ao ano entregues no Brasil e no exterior, o que faz do país o 4º maior produtor mundial de Tilápias. E é com otimismo que o país vê as rodadas de negociação internacional, já que as exportações brasileiras cresceram 35% no primeiro semestre de 2021, com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura, a Peixe BR.

E o crescimento deve evoluir ainda mais durante o segundo semestre, pois o país está produzindo muito mais, os produtores estão habilitados a exportação e principalmente devido a ação realizada junto ao Ministério da Economia – Embrapa, o drawback da Tilápia, que é a isenção dos impostos federais de todos os insumos relacionadas a criação da Tilápia, para os que produzem para exportar, fazendo a local de criação se transformar numa zona franca para exportação.

E diante desse cenário, a Brusinox se destaca na produção de máquinas para o processamento de pescado, principalmente para Tilápia, com tecnologia própria e de ponta, com compromisso de entrega e qualidade. A máquina que faz a extração da pele dos filés de Tilápia, por exemplo, é que determina o destino da produção, se mercado interno ou externo, tamanha a importância de ter os melhores equipamentos, pensados no aumento e eficácia da produção.

A Brusinox orgulha-se de estar presente nas maiores empresas produtoras de Tilápia do país e segue o seu compromisso de impulsionar a economia, ajudando os produtores a processarem os peixes com qualidade e eficiência.

Veja a matéria completa clicando aqui.

Recommended Posts